Tadeu Menezes o " Mestre " Conta um pouco da sua trajetória no Jornal Regional águas da Serra

Notícia postada 08/04/2021 por Sidnei P. Henrique visitada 346 vezes.



TADEU MENEZES, o jogador e técnico que marcou a história do Internacional de Santa Maria

Nossa personalidade da semana é Tadeu Ribas Menezes, que foi um grande jogador de futebol e, posteriormente, técnico, deixando seu nome marcado na história do Internacional de Santa Maria.

Natural de Santa Maria, filho do ferroviário Clodomiro Ribas e da dona Oracélia Menezes Ribas, ele é casado com Nelci de Castro Ribas, com quem teve 3 filhos (Fábio, Renata e Karen) e para dar continuidade na alegria da família, os 4 netos (Vitor, Emily, Nicolas e Eduardo).

Tadeu Menezes popularmente conhecido no mundo da Bola começou suas atividades esportivas com muitas dificuldades na época, pois tinha que aprender a bater na bola feita de “pé de meia velha” da sua mãe que fazia uma "buchinha", e ele saia jogando com os amigos no time da rua, outras vezes na escola e assim foi tomando gosto pelo futebol.

Ele faz questão de registrar que nunca pensou em ser jogador profissional, mas com o tempo acabou se destacando no time amador do América, de onde saiu o convite para ir jogar no Riograndense F.C. O fato curioso é que foi comprado pelo clube Periquito por 25 bolas (nem o clube tinha pra eles) sorri ele, ao lembrar deste contrato.

A posição original do craque era meio-campo, mas no clube Periquito em uma partida, o treinador pediu a ele que atuasse na lateral direita “pois era pra quebrar galho”. Tadeu se destacou na posição de onde nunca mais saiu. 

Com suas atuações destacadas, as portas se abriram e acabou indo jogar pelo Inter/SM, clube onde ficou por vários anos. Depois atuou pelo Santos (SP), Brasil de Pelotas, Esportivo de Bento Gonçalves, e acabou retornando ao Inter de Santa Maria, embora o desejo do Grêmio e de outras equipes sempre foram grandes para levar o atleta. 

Grêmio: equilibrado fisicamente e tecnicamente para jogar futebol com sua carreira consolidada, aos 27 anos, o Treinador do Grêmio Ênio Andrade na época fez o convite a Tadeu, mas a direção Gremista negou a contratação dele pois alegou "que era muito velho", mas hoje na realidade contratam atletas muito mais velhos e por valores mais altos do que na época.

Mas, foi em um jogo importante onde o Inter de Santa Maria enfrentou o Grêmio no Estádio Olímpico, que surgiu uma oportunidade para atuar fora de campo, pois o Inter demitiu o atual técnico e então o cargo foi oferecido a Tadeu que de pronto respondeu: “se for pra ser definitivo eu assumo, mas para ser interino não serve a oferta”. 

A direção então o contratou como treinador efetivo e neste mesmo ano (1981), o clube colorado foi Campeão do Interior com excelentes partidas e Tadeu mostrando suas qualidades.  "Eu tive todas as oportunidades e nunca deixei de ser procurado", diz ele, destacando que após assumir o cargo de Treinador recebeu convites dos clubes do RS, SC, PR, MT, MG e SP, e também fora do País como Arábia Saudita. 

Ele destaca que o clube que lhe pagou o maior salário foi o Guarani de Cruz Alta e que nenhum clube na época pagava os valores que lhe foram ofertados. Titi, treinador da Seleção Brasileira fez um comentário em Rede Nacional elogiando o comportamento de Tadeu, sua forma de trabalhar no futebol e de tratar os atletas.

O Mestre Tadeu responde dizendo que tem uma amizade com o Titi e agradece o reconhecimento dele pois estiveram juntos por pouco tempo (5 meses) quando Tadeu treinava o Esportivo de Bento Gonçalves e entre tantos jogadores, o Titi era um deles. “O tempo foi curto, mas o suficiente pra conhecer o ser humano exemplar e competente e merece estar onde hoje ocupa o cargo máximo do país no Futebol”, disse.

Tadeu foi três vezes campeão do interior como jogador e técnico da Seleção Gaúcha do interior. 

Imprensa: Tadeu trabalhou por vários anos como comentarista da Rádio Santa-mariense e também um período na Rádio Medianeira. A nossa Personalidade de hoje ainda participou do projeto Categorias de Base do Inter-SM/Imembuy, atuou pelos veteranos no G. A Imembuy e hoje apoia e participa na categoria de base da escolinha do Grêmio juntamente com seu filho Fabio Ribas e Robson Centurião, mantendo-se em atividade com sua experiência e convivendo com uma legião de amigos que conquistou na sua trajetória esportiva.

Sidnei Pereira  Henrique: 

Jornal Regional águas da Serra - Itáara- RS

Diretora: Franciele Volpatto